ESCOLA ESTADUAL PROFº _________________________________
Projeto do Dia dos Estudantes
Gincana Matemática
Diretor: _______________________________
Público Participante: Alunos, Professores e Funcionários
Duração: ________ dias
Coordenação: _______________________________
Responsável : ______________________________
APRESENTAÇÃO:
A Escola Estadual Profº____________________, com intuito de valorizar os discentes desta instituição de ensino, proporcionando aos mesmos momentos de lazer, descontração e socialização, realizar-se-á uma gincana matemática em comemoração ao dia do estudante. Enfatizando que esta gincana matemática é uma ação do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), que tem como meta elevar o índice de aprovação em matemática, dos alunos deste educandário.
JUSTIFICATIVA:
Quando vencemos o medo de errar e aprendemos que sem erro não nasce o novo, podemos efetivamente ser um espaço/ tempo de ricas aprendizagens em que todos ensinam e aprendem e, mais que tudo, onde se criam novos conhecimentos.
Por isso, enquanto educadores somos convidados constantemente a criar e re-criar novas formas de ensinar e aprender. De maneira que a Escola Estadual Profº__________________ tendo sempre presente essa preocupação realiza a Gincana matemática em comemoração ao Dia do Estudante como um momento privilegiado para trocas, encontros e descobertas de saberes.
OBJETIVOS:
Divulgação do projeto na Escola;
Promover a socialização entre a comunidade escolar;
Proporcionar momentos de educação, cultura e lazer;
Comemorar o Dia do Estudante valorizando os conhecimentos prévio e os conhecimentos adquiridos na escola;
Possibilitar a troca e a construção de novas experiências escolares.
DESENVOLVIMENTO:
Estudo sobre a importância da escola na vida do aluno;
Escolha e ensaio do grito de guerra por série ( equipe );
Escolha da cor da equipe;
Confecção de adereços para a apresentação da equipe;
Escolha de dois alunos por turma para representar a equipe na gincana matemática;
Pesquisar sobre jogos e brincadeiras;
Escolha dos jogos e brincadeiras a serem realizados por turno;
Elaboração e confecção dos materiais a serem utilizados na gincana;
Elaboração da programação da gincana em comemoração ao dia do estudante.
PROGRAMAÇÃO
Dia: __/__/__
Manhã: Gincana Matemática
Jogo do boliche – 3 alunos
Jogo da lata- 3 alunos
Jogo do dado -3 alunos
Jogo quem sabe mais (adição e subtração)- sorteio -6 alunos por equipe
BRINCADEIRAS:
Dança da cadeira – 3 alunos
Dança do balão- 3 alunos
Espoca balão com a boca- 3 alunos
Da pontuação
Cada atividade valerá 10 pontos, ganhará a equipe que obter maior pontuação
Tarde:
Jogo do boliche
Jogo da lata
Jogo do dado
Jogo quem sabe mais (adição, subtração, multiplicação e divisão)- sorteio
Jogo da memória (resolvendo fatos)
BRINCADEIRAS:
Dança da cadeira
Dança do balão
Espoca balão com a boca
Recursos:
Materias: 6 garrafas pets, papel crepom, bola, 10 latas, 2 dados grandes, E.V.A, TNT ( azul, laranja),3 caixas, 1 pct de balão, papel cartão, hidrocor, câmera digital, quadro magnético
Humanos: docentes, discentes e equipe escolar
Culminância:
Gincana matemática (__/ __/ __ )
Registro de fotos
Avaliação
Será considerada a equipe vencedora, aquela que obter o maior número de pontos na gincana.
MUITO BOM ESSE PROJETO POIS VEM RESGATANDO AS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS DENTRO DA ESCOLA........
ResponderExcluir