quinta-feira, 7 de abril de 2011

Projeto Meio Ambiente e Qualidade de Vida

Governo do Estado do Amapá
Escola Estadual Professor Waldecy Corrêa Ferreira

Projeto Institucional
Educação Ambiental e Qualidade de Vida

Tema: “Escola e Comunidade, parceiros da preservação ambiental”

Nome da Escola: Escola Estadual Professor
Nome do Diretor:
Secretária Escolar:.
Pedagoga:

Endereço: Rua

Apresentação:
Sabemos que a escola é um local favorável ao processo de transformação de valores e atitudes cotidianas. Neste prisma professores e demais funcionários da Escola Estadual Professor Waldecy Corrêa Ferreira, preocupados com as questões ambientais elaboraram um projeto intitulado Educação Ambiental e Qualidade de Vida, e como tema: Escola e comunidade: parceiras na preservação ambiental que tem como foco a mudança de postura e atitudes tanto dos alunos que serão os multiplicadores deste projeto, como da comunidade do entorno que também é parceira neste processo em relação ao meio ambiente.
Este Projeto vem fortalecer o Programa Escola sustentável, Meio Ambiente e Com Vidas, implantado nesta instituição de ensino no ano de 2010 como também nortear a linha filosófica que é a Tendência Crítico Social dos Conteúdos em consonância com a Tendência Libertadora adotada pela escola no seu Projeto Político Pedagógico.
Dessa forma, introduzir a educação ambiental para os alunos e a comunidade é trabalhar situações que possibilitem a todos a pensarem em propostas de intervenções da realidade que os cercam. Servindo-se também de elo entre todas as disciplinas, como conteúdo transversal e utilizando-se da interdisciplinaridade.
Dessa forma, este projeto foi elaborado com objetivo de orientar a prática pedagógica dos docentes, sendo que tal elaboração teve a participação coletiva de todos os grupos envolvidos com o processo escolar e fundamenta-se como fonte inspiradora de todos que constroem a história educacional desta Instituição de Ensino.


Justificativa:
Tendo em vista a realidade da comunidade escolar e os problemas que a mesma enfrenta com relação aos aspectos para o meio ambiente, a Escola Estadual Professor Waldecy Corrêa Ferreira, acredita ser relevante desenvolver um projeto acerca da temática “Escola e Comunidade, parceiros na preservação ambiental”.
Sabendo que as escolas são grandes geradoras de resíduos sólidos, é importante que trabalhem no sentido de envolver nossos alunos e educadores e a comunidade em geral para que essa situação seja modificada, formando novos hábitos.
Portanto, sentiu-se a necessidade de mostrar que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra. Partindo do principio que a educação ambiental é um processo longo e continuo, e mudar isso não é coisa fácil, devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser espontânea e vir de dento para que ela possa de fato ocorrer. É importante trazer as reflexões de Oliveira (1990) a respeito disso:
As pessoas cuidam do meio ambiente por apenas duas razões: amor ou por temor.Vale dizer, algumas pessoas conservam a natureza porque gostam, porque acham bonito, independente para ela servir para alguma coisa. Elas conservam porque já ouviram falar no desequilíbrio ecológico, porque tem medo de cortar a mata, assorear os rios, acabar com o oxigênio, a poluição da doença, etc.Assim, basicamente nós temos um fator afetivo e um fator cognitivo, este depende do conhecimento. A preocupação maior de um educador ambientalista deve ser o de desenvolver no aluno esses fatores.
Portanto, com esse projeto buscaremos humanizar e despertar nos seres envolvidos a vontade e o prazer em preservar, cuidando do meio em que o cerca, uma vez que a escola e a comunidade estarão como parceiros nesta luta.
Dessa forma, busca-se conscientizar as pessoas em zelar pela natureza, mantendo assim um ambiente limpo, agradável e sobre tudo saudável.
Objetivo geral
Implantar práticas sustentáveis na escola, oferecendo meios efetivos para que o aluno compreenda os fatos naturais e humanos a respeito a temática ambiental, desenvolvendo suas potencialidade, adotando posturas pessoais e comportamentos sociais e construtivas consigo mesmo e com seu meio, colaborando para que a sociedade seja sustentável e socialmente justa; protegendo , preservando todas as manifestações de vida no planeta;e garantindo as condições para que ela prospere em toda a sua força, abundância e diversidade.
Objetivos específicos:
*Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos e os professores, entre a escola e a comunidade, para a transformação humana e social, alcançando a preservação e a recuperação do ecossistema;
* possibilitar a todos conhecimentos, sentido de valores, interesse ativo e atividades necessárias para respeitar, proteger e melhorar o meio ambiente;
* Conscientizar alunos e comunidade do entorno da escola, sobre a importância da mudança de hábitos, para melhorar as condições ambientais.
Tempo estimado: o ano letivo de 2011
Estratégias:
Estudo teórico sobre o meio ambiente;
Palestras sobre o tema;
Vídeos;
Teatro de Fantoches
Caminhadas ecológicas
Distribuição de panfletos; oficinas de reciclagem;
Construção de murais informativos;
Construção de parodias;
Concursos de redações;
Cronograma

MÊS DESENVOLVIMENTO METODOLOGIA
Janeiro Planejamento para construção do projeto
Estudo e pesquisa para o projeto

Fevereiro • Construção do projeto;
• Escolha do nome do projeto;
• Apresentação do projeto “Educação Ambiental Para Cidadania” para alunos, pais e/ ou responsável;
• Diagnóstico
Divulgação do projeto na escola(reunião com os pais);
VIDEO: Meu Pequeno Planeta



Março
A água:
Importância e Cuidados
Palestra sobre meio ambiente;
Caminhada ecológica;
Paródias e Poesias;
Dia da água (22)
Vídeos
CD
Paródias da dengue



Abril
O Solo:
Tipos de Solo
Cuidados com o Solo
VÍDEOS:
Segredos do mar
Os Guardiões da Floresta



Maio
O Lixo:
Reciclagem e Destino

Oficina de reciclagem (dia das mães)

VÍDEO:
Conservação da Natureza




Junho

Conservação Ambiental:
Animais e Vegetais
Vídeo de Conservação ambiental;
Teatro de fantoches

VÍDEOS:
Os Seres no Ecossistema
Ecossistema Brasileiro
Invasão das Formigas
As Plantas



Agosto
Poluição:
Tipos de Poluição
Redação;
Coleta de plantas medicinais;

VÍDEO:
Meu Pequeno Planeta




Setembro
Árvore:
Desmatamento
Queimadas
Plantio de árvores

VÍDEOS:
Arvore Viva
Conservação da Natureza



Outubro
Alimentação:
Origem, tipos e cuidados

Teatro
Construção de murais informativos:
Animais em extinção;

VÍDEOS:
Alimentação Saudável
Hábitos Saudáveis


Novembro
Culminância do Projeto Alimentação

Palestra para comunidade em geral
Caminhada;
Avaliação do projeto

Exposições de atividades
Resultados Esperados
o Proporcionar mudança de postura tanto na escola, como na família e na comunidade\;
o Construção de valores para toda a vida;
o Melhora na qualidade vida dos alunos e educadores;
o Avaliação do projeto com os educadores e alunos.

Avaliação:
O processo avaliativo do presente projeto será de forma contínua, proporcionando mudança de postura tanto na escola como na vida diária do educando. E durante o processo de execução do projeto, os educandos farão avaliação qualitativas e quantitativas dos conteúdos ministrados nas palestras, vídeos e caminhadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário