quinta-feira, 7 de abril de 2011

Plano de Curso da Educação Infantil 1º Periodo

Plano de Curso
Educação Infantil



Santana-Ap
2011
IDENTIFICAÇÃO


Escola Municipal de Educação Básica Profª
Diretora:
Professora:
Modalidade de Ensino: Educação Infantil
Período: 1º Turma: 1º B Turno: 2

APRESENTAÇÃO
Neste Plano de Curso, serão apresentados os conteúdos programáticos, por eixos de trabalho e sub eixos do ano letivo de 2011, voltados especificadamente para a modalidade de ensino da Educação Infantil, do 1º Período, da Escola Municipal de Educação Básica Profª
Compreende-se que a função do planejamento é antecipar situações para favorecer a aprendizagem, dessa forma torna-se o instrumento que orienta a ação educativa, a pesquisa, a reflexão e a tomada de decisões. Neste sentido, buscou-se analisar conteúdos significativos, que pudessem viabilizar a aprendizagem, traçando todo o perfil que será adotado no corrente ano letivo.
Dessa forma o plano constitui-se de elementos como a justificativa, procedimentos metodológicos, recursos, conteúdos de acordo com os eixos de trabalho e avaliações que darão suporte e subsidiarão todo o plano.
A justificativa volta-se para a analise dos fatores que influenciaram a construção do plano. Já nos procedimentos metodológicos serão apresentados os mecanismos de como serão desenvolvidos o plano na pratica, ou seja, é a concretização do planejamento; quanto aos recursos, refere-se a todos os materiais necessários para a efetivação e o desenvolvimento dos conteúdos em sala de aula. Assim, na avaliação serão abordados os aspectos a ser considerados para avaliar os discentes.
“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. (Cora Coralina, poetisa brasileira).

JUSTIFICATIVA
Determinar com clareza o que queremos alcançar é o grande objetivo do planejamento, pois através do mesmo, podemos realizar uma reflexão para se compreender, para se analisar e para se prever com eficiência o roteiro das ações a serem traçadas para o decorrer do ano letivo.
Dessa forma, relacionar o projeto de Educação Ambiental, a realidade do educando atrelado a conteúdos relevantes, facilitará a sistematização do processo de ensino e aprendizagem, com isso, o processo de aprender se dará de forma significativa e em sua totalidade.
Contudo, este plano de curso tem o intuito de orientar as ações pedagógicas, visando melhores condições para que os alunos de quatro anos construam seus conhecimentos. Assim, tornar a aprendizagem mais significativa de modo a desenvolver as habilidades e competências.




OBJETIVOS
Gerais:
Orientar o docente no que concernem os conteúdos programáticos para o ano letivo de 2011, levando em consideração a realidade do educando, os projetos que norteiam a escola e os conteúdos sistematizados.

Específicos:
 Conhecer os conteúdos de cada disciplina, de forma a estabelecer a interdisciplinaridade;
 Estabelecer relações entre os projetos da escola e os saberes prévios do aluno;
 Estimular o desenvolvimento das fases do aluno, de forma a instigar a reflexão para a compreensão do mundo em que vive;
 Sugerir alternativas de conhecimentos que não seja atrelada a essência do planejamento anual.


RECURSOS
Humanos:
Comunidade escolar
Comunidade em geral

Materiais:
Papel A4; Revistas,
Cola (colorida, isopor, branca); Tesoura
Papéis diversos(crepom, E.V.A., color set, laminado, micro ondulado, 40 kg, cartão, cartolina, etc.)
Computador,Data Show, Televisor, D.V.D
Lápis preto, giz de cera, lápis de cor, hidrocor, caneta, borracha
T.N.T; barbante
Materiais reciclados: garrafa pet,cabo de vassoura, palito de picolé, papelão, embalagens
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Aula expositiva dialogada
Dramatização
Entrevista
Momentos fotográficos
Oficina
Painel integrado
Portfólio
Tempestade cerebral


EIXOS DE TRABALHO
Eixo: Identidade e Autonomia
Objetivo:
 Desenvolver a imagem corporal e pessoal nas interações com o outro (adulto e criança) e com a natureza;
 Vivenciar situações que envolvam afeto, atenção e limites, construindo vínculos;
 Reconhecer a si e ao outro, a partir de características biológicas, psicológicas e culturais, identificando-se como único no grupo, ampliando sua autoconfiança.
EIXOS ORIENTADORES DE CONTEÚDO

EIXO DE TRABALHO

CONTEÚDOS

INTERDISCIPLINARIDADE





FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL
















FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL




Identidade e autonomia
















Identidade e autonomia


A história da criança
História do nome
Reconhecimento do próprio nome
Conceito de família
Importância da família
Costumes e valores da família
Relação de parentesco (pai, mãe, tios, avós)
Membros da família e suas respectivas funções sociais

Artes visuais
Movimento e música
Linguagem oral e escrita
Natureza e sociedade
Matemática

.













Artes visuais
Movimento e música
Linguagem oral e escrita
Natureza e sociedade
Matemática

.






Atividades da vida cotidiana
Convivência nos diversos espaços (Coletivo e individual)
Direitos e deveres
Acontecimentos do cotidiano familiar e do grupo social
Conhecimento do próprio corpo
Partes do corpo/funções/interdependência
Sensações e percepções (cinco sentidos)
Ritmos que o corpo produz Gestos: uso e funções dos gestos e movimentos
Hábitos
Higiene (Controle dos esfíncteres, escovação, banho, corporal e vestuário)
Alimentação
Repouso (sono, relaxamento, descanso
Saúde
Respeito ao próprio corpo e ao outro
Cuidado de si mesmo e do ambiente Prevenção de acidentes
Prevenção de doenças
Qualidade de vida
Comunidade e suas Instituições:
-cidade;
-bairro;
-ruas e avenidas;
-endereço residencial do aluno
-O comércio local
Datas Festivas:
Nacional, estadual e local;
Comportamento e Valores Sociais
Normas e regras da Sociedade ex: horário de dormir transito, bebida alcoólica, mídia, jogos, etc.
A Diversidade
Diferenças de gênero, Etnia,
Habilidades e conhecimentos, Credo religioso


Eixo: Linguagem Oral e Escrita
Objetivo:
Expressar-se verbalmente em diferentes situações de uso da linguagem oral, desenvolvendo os recursos da comunicação de forma intencional.
Prestar atenção na fala do outro, reproduzindo detalhes significativos.
Compreender a função social da linguagem enquanto um sistema de representação e de comunicação humana construído nas relações sociais.
Utilizar a linguagem para representar e comunicar idéias e conhecimentos.
EIXOS ORIENTADORES DE CONTEÚDO
EIXO DE TRABALHO
CONTEÚDOS
INTERDISCIPLINARIDADE












CONHECIMENTO DE MUNDO











Linguagem Oral e escrita
Contação de histórias e relatos de fatos ocorridos na vivência da criança com os colegas e professor

Observação de gravuras e composição
Oral de histórias

Imagem mental: brincadeiras espontâneas, desenho livre e com temas, narração de fatos

Tipos de Letras (bastão e cursiva)
Estudo do alfabeto maiúsculo e minúsculo. (k, w e y)

Estudo dos sons das letras (fonemas)

Introdução do alfabeto em língua brasileira de sinais (libras).

Estudo das Vogais e Consoantes

Estudo do próprio nome











Artes visuais
Movimento e música
Natureza e Sociedade
















Eixo: Matemática
Objetivo:
 Reconhecer os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano, utilizando dessa forma suas próprias estratégias seu conhecimento prévio e suas capacidades para lidar com situações-problemas que envolvam a matemática.
EIXOS ORIENTADORES DE CONTEÚDO
EIXO DE TRABALHO
CONTEUDOS INTERDISCIPLINARIDADE







CONHECIMENTO DE MUNDO






Matemática

Noções de altura
Noções de peso e medida: Comprimento: curto, longo/Peso: leve e pesado (noções de quilo) /Tamanho: grande, pequeno, maior, menor, médio /Temperatura: morno, quente, frio e gelado / Outras: estreito, largo, fundo e raso/ cheio e vazio/ muito e pouco
Noções de lateralidade
Formas geométricas
Noções de espaço: dentro, fora, em cima, embaixo, através, na frente, atrás, ao lado, aberto, fechado, perto, longe, à direita, à esquerda, vazio, cheio, unitário, com muitos elementos, limites, aqui, ali, metade do inteiro.
Noção temporal
Números:

Quantidade
Classificação
Seriação
Correspondência
Separação
Agrupamento
Noção de conjunto: unitário e com muitos elementos, separação e agrupamento
Operações Simples
Noções de sistema monetário
Noções de compra e venda (troca)
Preço e moeda (cédula)
Figuras geométricas contidas na cultura africana
Números presentes no cotidiano da criança (idade, peso, tamanho, número de sapato, casa, rótulos, placas e






Artes visuais,
Movimento
Música e
Linguagem oral e escrita

Eixo: Natureza e Sociedade
Objetivo:
Compreender como se estabelecem as relações entre o meio ambiente e os seres vivos para que haja um equilíbrio ambiental sem causar danos à natureza e a qualidade de vida humana.
Manifestar interesse pelo mundo social e natural, expressando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando



EIXOS ORIENTADORES DE CONTEÚDO
EIXO DE TRABALHO
CONTEUDOS INTERDISCIPLINARIDADE










CONHECIMENTO DE MUNDO









NATUREZA E SOCIEDADE
O corpo humano
As partes do corpo
Movimentos do corpo
A higiene corporal
A higiene alimentar
Quem sou eu:
Origem do nome;
Filiação
Residência
Idade
Preferências
Características físicas
Sexualidade
A Escola:
Dependências da escola;
Os funcionários que compõem a escola.
Função exercida pelos funcionários.
Preservação da escola.
A Família:
A formação familiar e tipos de família.
A importância da família.
Convivência Harmoniosa.
O papel da criança na vida familiar.
Levantamento das atividades diárias das crianças: organização do dia.
Estabelecimento de sentimentos fraternos no seio familiar: amor, fraternidade, cooperação.
Os seres vivos:
Animais domésticos e selvagens.
Os vegetais: utilização e importância.
Os animais da savana africana.
O meio ambiente:
Higiene ambiental
A água: Preservação.
Solo:
Conservação.
Noções básicas de fenômenos naturais e artificiais: chuva, vento, trovão, relâmpago.
Poluição ambiental, sonora e visual.
Paisagens naturais e modificadas.
As profissões:
A importância dos profissionais nas diversas áreas.
Tipos de profissão.
A profissão dos pais.
Espaço e tempo:
Localização da escola e da casa.
Bairros, avenidas, ruas e travessas.
Os meios de comunicação:
Importância dos principais meios de comunicação.
Noções básicas dos meios de transportes
Educação no Trânsito.
Pluralidade Cultural:
Respeito às diferenças.
A cultura africana: miscigenação dos povos, localização no mapa mundi.
Heranças culturais africanas e brasileiras
Música dança e brincadeiras.
As datas comemorativas:
- Carnaval
Dia da Mulher
Água
Circo
- Páscoa
- Mães
- Pais
- Festa Junina
- Folclore
- Semana da Pátria
- Dia das Crianças
- Consciência Negra
- Natal







Movimento
Música
Artes Visuais
Matemática
Linguagem Oral e Escrita
Identidade e
Autonomia


Eixo: Corpo e Movimento
Objetivo: Consciência Corporal
 Conhecer o próprio corpo por meio da exploração dos movimentos, expressando-se por meio de gestos e ritmos diversificados, produzidos em jogos e brincadeiras.
 Explorar as possibilidades de movimento do corpo
 Expressar idéias, sentimentos, desejos e necessidades, utilizando diferentes linguagens, reconhecendo sua função social e ampliando as possibilidades de representação simbólica;
Utilizar a linguagem corporal e gestual, adequando-as às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendida, expressando idéias, sentimentos, necessidades e desejos.
EIXOS ORIENTADORES DE CONTEÚDO

EIXO DE TRABALHO

CONTEUDOS
INTERDISCIPLINARIDADE










CONHECIMENTO DE MUNDO
























CONHECIMENTO DE MUNDO









CORPO E MOVIMENTO
























CORPO E MOVIMENTO Movimentos Fundamentais
Engatinhar, sentar, quadrupedar, levantar, andar, rolar, arrastar- se, deitar-se em diferentes posições. Galopar saltar, pular, saltitar, lançar/apanhar/receber/levantar/transportar objetos, subir, correr, descer e passar por dentro.







Linguagem oral
Artes visuais
Matemática
Identidade e autonomia

















Artes visuais
Movimento e música
Linguagem oral e escrita
Natureza e sociedade
Matemática

.

Percepção corporal
Imagem corporal
Esquema corporal
Percepção espacial
Relação com o próprio corpo
Relação com o corpo do outro
Relação com o corpo e o espaço
Percepção temporal
Velocidade
Sucessão
Duração
Ritmo
Percepção direcional
Lateralidade: conceitos de esquerda e direita
Direcionalidade: para cima/para baixo, dentro/fora, frente/atá
Reprodução do movimento
Estímulos visuais
Estímulos auditivos
Jogos
Jogos diversificados (circulo, de corrida, em linha, etc.)
Reprodução e criação do movimento
Brinquedos cantados
Cantigas de roda

Movimentos corporais em relação
Ao gênero musical
Aos elementos que compõem o som
Ao espaço físico
Dança
Linguagem Cênica
Organização da ação dramática a partir de:
Fatos vividos, imaginados
Contos de fada
Caracterização de
Maquiagem
Adereços
Linguagem adequada ao personagem
Idéia de representação do movimento (gestos, mímica e expressão
Facial
Espaço cênico/cenário
Transformação do espaço cotidiano em espaço cênico: elementos
Visuais e sonoros, iluminação.

Leitura e interpretação da ação
Dramática
Gestos, espaços, expressão/ação

Eixo: Linguagem Musical
Objetivo:
Desenvolver a percepção auditiva, a produção e a fruição dos sons, seja musical ou não, para com eles interagir, a fim de expressar-se e comunicar-se.
EIXOS ORIENTADORES DE CONTEÚDO
EIXO DE TRABALHO
CONTEÚDOS
INTERDISCIPLINARIDADE




CONHECIMENTO DE MUNDO










CONHECIMENTO DE MUNDO




Música








Música

A musicalidade como linguagem sonora
Bandinhas rítmicas:
Instrumentos- (pandeirinho, tamborzinho, pauzinhos etc.)
Danças e improvisação musical.
Cantigas de roda,
Brinquedos cantados,
O canto: Melodia, ritmo e harmonia.
Batimentos rítmicos corporais (palmas, batidas na perna, pés, etc.)
Gênero Musical
Escuta de obras musicais: música regional Musica infantil
Música Popular, folclórica, de raízes, clássica, entre outras afro- brasileiras e clássicas
Elementos que compõem o som
Altura (grave, médio e agudo)
Timbre (da natureza e produzido)
Intensidade (forte/fraco, suave)
Densidade (um som, muitos sons)
Duração

Linguagem oral
Artes visuais
Matemática
Identidade e autonomia
Movimento
Natureza e Sociedade






Linguagem oral
Artes visuais
Matemática
Identidade e autonomia
Movimento
Natureza e Sociedade














Eixo: Artes Visuais
Objetivo:
Manusear diferentes materiais, perceber marcas, gestos e texturas, explorar o espaço físico e construir objetos variados.

EIXOS ORIENTADORES DE CONTEÚDO
EIXO DE TRABALHO
CONTEÚDOS
INTERDISCIPLINARIDADE








CONHECIMENTO DE MUNDO







Artes Visuais

Discriminação visual
Cores primárias e secundárias.
Colorir diferentes objetos. Modelar diferentes objetos do cotidiano, construindo histórias.

Reconhecer e nomear figuras geométricas.
Desenvolver a coordenação viso motora.
Expressão Plástica

Recortar diferentes artefatos para compor figuras, listas, desenhos, etc.
Desenvolver coordenação motora fina e percepção tátil.







Linguagem oral e escrita
Natureza e Sociedade
Matemática
Movimento e música










Avaliação

O planejamento favorece a elaboração de instrumentos de avaliação, na medida em que se estabelecem com clareza os objetivos a serem alcançados e que, ao mesmo tempo, permite orientar tanto o professor com o aluno nos avanços e dificuldades a serem superadas.
Dessa forma a avaliação da turma 1B, do 1º período se dará de forma processual e qualitativa, acompanhada bimestralmente através da ficha de acompanhamento individual do aluno, abordando as habilidades e competências de acordo com os eixos de trabalho aqui apresentados.



Não tenho caminho novo. O que tenho de novo é um jeito de caminhar.
(Thiago Melo)




Referncias Bibliograficas
MORETTO, Vasco Pedro, Planejamento: Planejando a educação para o desenvolvimento de competências,Vozes, Petropolis, Rio de janeiro, 2009.

Projeto Meio Ambiente e Qualidade de Vida

Governo do Estado do Amapá
Escola Estadual Professor Waldecy Corrêa Ferreira

Projeto Institucional
Educação Ambiental e Qualidade de Vida

Tema: “Escola e Comunidade, parceiros da preservação ambiental”

Nome da Escola: Escola Estadual Professor
Nome do Diretor:
Secretária Escolar:.
Pedagoga:

Endereço: Rua

Apresentação:
Sabemos que a escola é um local favorável ao processo de transformação de valores e atitudes cotidianas. Neste prisma professores e demais funcionários da Escola Estadual Professor Waldecy Corrêa Ferreira, preocupados com as questões ambientais elaboraram um projeto intitulado Educação Ambiental e Qualidade de Vida, e como tema: Escola e comunidade: parceiras na preservação ambiental que tem como foco a mudança de postura e atitudes tanto dos alunos que serão os multiplicadores deste projeto, como da comunidade do entorno que também é parceira neste processo em relação ao meio ambiente.
Este Projeto vem fortalecer o Programa Escola sustentável, Meio Ambiente e Com Vidas, implantado nesta instituição de ensino no ano de 2010 como também nortear a linha filosófica que é a Tendência Crítico Social dos Conteúdos em consonância com a Tendência Libertadora adotada pela escola no seu Projeto Político Pedagógico.
Dessa forma, introduzir a educação ambiental para os alunos e a comunidade é trabalhar situações que possibilitem a todos a pensarem em propostas de intervenções da realidade que os cercam. Servindo-se também de elo entre todas as disciplinas, como conteúdo transversal e utilizando-se da interdisciplinaridade.
Dessa forma, este projeto foi elaborado com objetivo de orientar a prática pedagógica dos docentes, sendo que tal elaboração teve a participação coletiva de todos os grupos envolvidos com o processo escolar e fundamenta-se como fonte inspiradora de todos que constroem a história educacional desta Instituição de Ensino.


Justificativa:
Tendo em vista a realidade da comunidade escolar e os problemas que a mesma enfrenta com relação aos aspectos para o meio ambiente, a Escola Estadual Professor Waldecy Corrêa Ferreira, acredita ser relevante desenvolver um projeto acerca da temática “Escola e Comunidade, parceiros na preservação ambiental”.
Sabendo que as escolas são grandes geradoras de resíduos sólidos, é importante que trabalhem no sentido de envolver nossos alunos e educadores e a comunidade em geral para que essa situação seja modificada, formando novos hábitos.
Portanto, sentiu-se a necessidade de mostrar que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra. Partindo do principio que a educação ambiental é um processo longo e continuo, e mudar isso não é coisa fácil, devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser espontânea e vir de dento para que ela possa de fato ocorrer. É importante trazer as reflexões de Oliveira (1990) a respeito disso:
As pessoas cuidam do meio ambiente por apenas duas razões: amor ou por temor.Vale dizer, algumas pessoas conservam a natureza porque gostam, porque acham bonito, independente para ela servir para alguma coisa. Elas conservam porque já ouviram falar no desequilíbrio ecológico, porque tem medo de cortar a mata, assorear os rios, acabar com o oxigênio, a poluição da doença, etc.Assim, basicamente nós temos um fator afetivo e um fator cognitivo, este depende do conhecimento. A preocupação maior de um educador ambientalista deve ser o de desenvolver no aluno esses fatores.
Portanto, com esse projeto buscaremos humanizar e despertar nos seres envolvidos a vontade e o prazer em preservar, cuidando do meio em que o cerca, uma vez que a escola e a comunidade estarão como parceiros nesta luta.
Dessa forma, busca-se conscientizar as pessoas em zelar pela natureza, mantendo assim um ambiente limpo, agradável e sobre tudo saudável.
Objetivo geral
Implantar práticas sustentáveis na escola, oferecendo meios efetivos para que o aluno compreenda os fatos naturais e humanos a respeito a temática ambiental, desenvolvendo suas potencialidade, adotando posturas pessoais e comportamentos sociais e construtivas consigo mesmo e com seu meio, colaborando para que a sociedade seja sustentável e socialmente justa; protegendo , preservando todas as manifestações de vida no planeta;e garantindo as condições para que ela prospere em toda a sua força, abundância e diversidade.
Objetivos específicos:
*Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos e os professores, entre a escola e a comunidade, para a transformação humana e social, alcançando a preservação e a recuperação do ecossistema;
* possibilitar a todos conhecimentos, sentido de valores, interesse ativo e atividades necessárias para respeitar, proteger e melhorar o meio ambiente;
* Conscientizar alunos e comunidade do entorno da escola, sobre a importância da mudança de hábitos, para melhorar as condições ambientais.
Tempo estimado: o ano letivo de 2011
Estratégias:
Estudo teórico sobre o meio ambiente;
Palestras sobre o tema;
Vídeos;
Teatro de Fantoches
Caminhadas ecológicas
Distribuição de panfletos; oficinas de reciclagem;
Construção de murais informativos;
Construção de parodias;
Concursos de redações;
Cronograma

MÊS DESENVOLVIMENTO METODOLOGIA
Janeiro Planejamento para construção do projeto
Estudo e pesquisa para o projeto

Fevereiro • Construção do projeto;
• Escolha do nome do projeto;
• Apresentação do projeto “Educação Ambiental Para Cidadania” para alunos, pais e/ ou responsável;
• Diagnóstico
Divulgação do projeto na escola(reunião com os pais);
VIDEO: Meu Pequeno Planeta



Março
A água:
Importância e Cuidados
Palestra sobre meio ambiente;
Caminhada ecológica;
Paródias e Poesias;
Dia da água (22)
Vídeos
CD
Paródias da dengue



Abril
O Solo:
Tipos de Solo
Cuidados com o Solo
VÍDEOS:
Segredos do mar
Os Guardiões da Floresta



Maio
O Lixo:
Reciclagem e Destino

Oficina de reciclagem (dia das mães)

VÍDEO:
Conservação da Natureza




Junho

Conservação Ambiental:
Animais e Vegetais
Vídeo de Conservação ambiental;
Teatro de fantoches

VÍDEOS:
Os Seres no Ecossistema
Ecossistema Brasileiro
Invasão das Formigas
As Plantas



Agosto
Poluição:
Tipos de Poluição
Redação;
Coleta de plantas medicinais;

VÍDEO:
Meu Pequeno Planeta




Setembro
Árvore:
Desmatamento
Queimadas
Plantio de árvores

VÍDEOS:
Arvore Viva
Conservação da Natureza



Outubro
Alimentação:
Origem, tipos e cuidados

Teatro
Construção de murais informativos:
Animais em extinção;

VÍDEOS:
Alimentação Saudável
Hábitos Saudáveis


Novembro
Culminância do Projeto Alimentação

Palestra para comunidade em geral
Caminhada;
Avaliação do projeto

Exposições de atividades
Resultados Esperados
o Proporcionar mudança de postura tanto na escola, como na família e na comunidade\;
o Construção de valores para toda a vida;
o Melhora na qualidade vida dos alunos e educadores;
o Avaliação do projeto com os educadores e alunos.

Avaliação:
O processo avaliativo do presente projeto será de forma contínua, proporcionando mudança de postura tanto na escola como na vida diária do educando. E durante o processo de execução do projeto, os educandos farão avaliação qualitativas e quantitativas dos conteúdos ministrados nas palestras, vídeos e caminhadas.