quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Semana Pedagógica

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA

Semana Pedagógica
Objetivo: Planejar e projetar o ano letivo de 2011.

1º Dia
31 de janeiro (segunda-feira)
Programação:
8:00 hs- Boas vindas e Acolhida
Palavra do diretor
Dinâmica da teia para a apresentação dos participantes ( contando em que área trabalha e um pouco do histórico profissional);
Divulgar a programação do encontro pedagógico
Informes da seed e apresentação do calendário escolar
PDDE
Divulgar o PDE/2010/ parcela complementar (ações financiáveis e ações não financiáveis)
Apresentar os novos equipamentos adquiridos
Apresentar com base no PPP os dados da escola do ano anterior (Rendimento escolar);
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica- IDEB
Questionamentos:
Qual é o quadro atual da escola?
Aonde queremos chegar?
Como fazer para ir da atual realidade à meta desejada?
Que tipo de alunos queremos formar?


2º Dia
01 de Fevereiro de 2011 (terça- feira)
Programação:
Acolhida: : Texto: Criando Pontes
Apresentação da matriz curricular
Entrega da grade de horário do professor
Expor o Projeto Político Pedagógico- PPP ( fase de conclusão/ acrescentar LIED, AEE e COM VIDA), dando ênfase na linha filosófica da escola
Apresentação dos projetos institucionais realizados em 2010
Projeto do Com- Vida
Projeto Visita domiciliar: Escola & Família (alunos com baixo rendimento e comportamento inadequado,
Projeto Gincana matemática (dia do estudante),
Projeto Semana da Criança
Projeto do Dia dos Pais
Projeto do Dia das Mães
Projeto gincana interativa- Folclore
Projeto Reforço
Projeto Recuperação paralela
Projeto Amostra Pedagógica
Regimento Escolar (implantar)
Conselho de classe(implantar)
Projeto Sala de Leitura: Mundo Mágico da Leitura
Projeto TV Escola;
Projeto laboratório de Informática Educativa (Implantação)
Projeto Construção de Jogos Educativos
Projeto Alimentação Saudável
Projeto Jogos e Brincadeiras


Questionamentos:
Que contribuições esses projetos deram para a aprendizagem?
Quais permanecem?
Qual projeto seria interessante trabalharmos?


3º Dia
02 de fevereiro (quarta-feira)
Programação:
Acolhida: Slides: O livro da Vida
Construção do Projeto
Definição do nome do projeto
Definir equipes de trabalho:
1º_ Apresentação e Justificativa
2º_ Objetivos: gerais e específicos
3º_ Desenvolvimento (grupão)
4º_ Recursos, culminância e Avaliação
Exposição do projeto pelas equipes


Obs: Cada grupo escreve sua proposta em uma folha de papel 40 kg, para expor no final

Lembrete:
Trazer material para construir o pano de curso para o próximo dia





4º e 5º Dia
03 e 07 de fevereiro (quinta e segunda-feira)
Programação:
Construção do plano de curso:
Seleção de conteúdos de acordo com o projeto maior
Distribuir os conteúdos de acordo com as datas comemorativas

O plano de curso deve conter:
Apresentação
Justificativa
Objetivos: geral e especifico
Disciplina ( objetivo da disciplina, metodologia e conteúdo)
Recursos
Avaliação


6º Dia
08 de fevereiro ( terça-feira)
Programação:
Decidir como será a primeira semana de aula
Recepção dos alunos

Construção do plano quinzenal por série
Período 14 a 28/02/2011



7º,8º e 9º Dia
09,10 e11 de fevereiro( quarta, quinta e sexta-feira)
Programação:
Oficina: meio ambiente
Objetivo:
Construir material para decorar a escola e a sala de aula
Avaliação do Encontro Pedagógico

OBS: Oficina ministrada pela profª

Aviso: Solicitar diagnóstico da turma. Entregar dia 26/03 (sábado) Reunião e construção do plano quinzenal.

Anexos
Folder
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ.
ESCOLA ESTADUAL .

Encontro pedagógico
2011
Vamos fazer a diferença: juntos contribuiremos para uma educação de qualidade!!!




Período:31/01 a 11/02/2011
Objetivo do Encontro:
Planejar e projetar o ano letivo de 2011.
Programação:
Assuntos abordados:
Projeto Político Pedagógico- PPP
Plano de Desenvolvimento da Escola-PDE
Plano Dinheiro Direto na Escola-PDDE
Rendimento Escolar
Indice de Desenvolvimento da Escola-IDEB
Informes da Secretaria de Educação do Estado- SEED
Calendário Escolar
Matriz Curricular
Projetos Institucionais
Construções de Projetos
Construções de Plano de Ensino
Planejamentos
Oficina




Aos colaboradores educacionais,


A direção e a coordenação pedagógica da Escola Profº deseja a você, caro colaborador educacional um ótimo retorno à escola. Esperamos que sinta-se em casa e que juntos possamos sonhar e transformar nossos pequenos sonhos em realidades. Temos certeza de que o diálogo e o bom relacionamento estarão sempre presentes por todo o ano.

Seja bem vindo!!





Sua presença é muito importante, pois fortalece nossa relação e nos impulsiona na certeza de vencer os desafios na formação de nossos alunos!!

Equipe Gestora
31 de Janeiro de 2011.



Dinâmica da Teia
Objetivos: Através do levantamento de expectativas, observar o grau de empreendedor contido em cada participante e apresentar a cada um que nossas necessidades podem ser supridas desde que não fiquemos parados esperando a solução chegar.
Duração Prevista: 1h
Recursos Necessários: Novelo de barbante.
Desenvolvimento: Os participantes ficam em pé, formando um círculo. Entregar a um deles um novelo de barbante, e então este começa a apresentar quais são seus principais objetivos de vida. Após a apresentação, ele amarra a ponta do barbante no dedo e arremessa o rolo para outro colega, que também deverá expressar seus objetivos. Amarrará a linha no dedo e arremessará o novelo novamente. Esse processo se repete até que todos os presentes tenham apresentado seus ideais, e estejam interligados por uma espécie de “teia de aranha”. Ao final das apresentações o coordenador do grupo solicita aos presentes que comentem o que os colegas disseram, (se prestaram atenção, se lembram do que foi dito, ou só se preocuparam com a própria apresentação) e o que sentiram em relação à “teia” que se formou com o barbante.
Observações: É importante reforçar a importância da reflexão sobre os próprios desejos e inclinações e que este é o primeiro passo para a conquista de um sonho e comentar que o barbante representa a união entre os indivíduos, já que não conquistamos nossos objetivos sozinhos. Ouvir o que os outros têm a dizer, ser atencioso às idéias dos demais, são atitudes fundamentais para esta caminhada.
Um fechamento interessante para esta dinâmica, inclusive para que o grupo perceba como está o seu nível de atenção ao outro, é fazer com que o último participante jogue de volta o barbante à pessoal que lhe jogou repetindo o objetivo de vida do colega e assim sucessivamente até que retorne ao primeiro participante.

Texto de reflexão:

As Pontes da União
Dois irmãos que moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho, entraram em conflito.
Foi a primeira grande desavença em toda uma vida de trabalho lado a lado.
Mas agora tudo havia mudado. O que começou com um pequeno mal entendido, finalmente explodiu numa troca de palavras ríspidas, seguidas por semanas de total silêncio. Numa manhã, o irmão mais velho ouviu baterem à sua porta.
- Estou procurando trabalho, disse ele. Talvez você tenha algum serviço para mim.
- Sim, disse o fazendeiro. Claro! Vê aquela fazenda ali, além do riacho? É do meu vizinho.
Na realidade do meu irmão mais novo. Nós brigamos e não posso mais suportá-lo. Vê aquela pilha de madeira ali no celeiro? Pois use para construir uma cerca bem alta.
- Acho que entendo a situação, disse o carpinteiro. Mostre-me onde estão a pá e os pregos.
O irmão mais velho entregou o material e foi para a cidade.
O homem ficou ali cortando, medindo, trabalhando o dia inteiro.
Quando o fazendeiro chegou, não acreditou no que viu: em vez de cerca, uma ponte foi construída ali, ligando as duas margens do riacho.
Era um belo trabalho, mas o fazendeiro ficou enfurecido e falou:
- Você foi atrevido construindo essa ponte depois de tudo que lhe contei.
Mas as surpresas não pararam ai. Ao olhar novamente para a ponte viu o seu irmão se aproximando de braços abertos.
Por um instante permaneceu imóvel do seu lado do rio.
O irmão mais novo então falou:
- Você realmente foi muito amigo construindo esta ponte mesmo depois do que eu lhe disse.
De repente, num só impulso, o irmão mais velho correu na direção do outro e abraçaram-se, chorando no meio da ponte. O carpinteiro que fez o trabalho, partiu com sua caixa de ferramentas.
- Espere, fique conosco! Tenho outros trabalhos para você.
E o carpinteiro respondeu:
- Eu adoraria, mas tenho outras pontes a construir...
Já pensou como as coisas seriam mais fáceis se parássemos de construir cercas e muros e passássemos a construir pontes com nossos familiares, amigos, colegas do trabalho e principalmente nossos inimigos...

O que você está esperando? Que tal começar agora !!!


Santana, 01 de fevereiro de 2011.


Torradas Queimadas... > Grande Lição


> TORRADAS QUEIMADAS!
>
> Quando eu ainda era um menino, ocasionalmente, minha mãe gostava de fazer um lanche, tipo café da manhã, na hora do jantar. E eu me lembro especialmente de uma noite, quando ela fez um lanche desses, depois de um dia de trabalho, muito duro.
>
> Naquela noite longínqua, minha mãe pôs um prato de ovos, linguiça e
> torradas bastante queimadas, defronte ao meu pai. Eu me lembro de ter esperado um pouco, para ver se alguém notava o fato. Tudo o que meu pai fez, foi pegar a sua torrada, sorrir para minha mãe e me perguntar como tinha sido o meu dia, na escola.
>
> Eu não me lembro do que respondi, mas me lembro de ter olhado para ele lambuzando a torrada com manteiga e geléia e engolindo cada bocado.
>
> Quando eu deixei a mesa naquela noite, ouvi minha mãe se desculpando por haver queimado a torrada. E eu nunca esquecerei o que ele disse:
>
> " - Amor, eu adorei a torrada queimada... só porque veio de suas mãos"
>
> Mais tarde, naquela noite, quando fui dar um beijo de boa noite em meu pai, eu lhe perguntei se ele tinha realmente gostado da torrada queimada. Ele me envolveu em seus braços e me disse:
>
> " - Companheiro, sua mãe teve um dia de trabalho muito pesado e estava realmente cansada... Além disso, uma torrada queimada não faz mal a ninguém. A vida é cheia de imperfeições e as pessoas não são perfeitas. E eu também não sou o melhor marido, empregado, ou
> cozinheiro!"
>
> O que tenho aprendido através dos anos é que saber aceitar as falhas
> alheias, escolhendo relevar as diferenças entre uns e outros, é uma
> das chaves mais importantes para criar relacionamentos saudáveis e
> duradouros.
>
> Desde que eu e sua mãe nos unimos, aprendemos, os dois, a suprir um as falhas do outro.
>
> Eu sei cozinhar muito pouco, mas aprendi a deixar uma panela de alumínio brilhando, ela não sabe usar a furadeira, mas após minhas reformas, ela faz tudo ficar cheiroso, de tão limpo. Eu não sei fazer uma lasanha de frios como ela, mas ela não sabe assar uma carne como eu. Eu nunca soube fazer você dormir, mas comigo você tomava banho rápido, sem reclamar e brincávamos juntos durante este tempinho, com sua mãe você chorava, pelo shampoo, pelo pentiar, etc
>
> A soma de nós dois monta o mundo que você recebeu e que te apoia, eu e ela nos completamos. Nossa família deve aproveitar este nosso universo enquanto temos os dois presentes. Não que mais tarde, o dia que um partir, este mundo vá desmoronar, não vai, novamente teremos que aprender e nos adaptar para fazer o melhor.
>
> De fato, poderíamos estender esta lição para qualquer tipo de relacionamento: entre marido e mulher, pais e filhos, irmãos, colegas e com amigos.
>
> Não ponha a chave de sua felicidade no bolso de outra pessoa, mas no seu próprio. Veja pelos olhos de Deus e sinta pelo coração dele; você apreciará o calor de cada alma, incluindo a sua.
>
> As pessoas sempre se esquecerão do que você lhes fez, ou do que lhes disse. Mas nunca esquecerão o modo pelo qual você as fez se sentir.
>
> (autor desconhecido)